Home / Ensaios / Ensaio Lexus CT200h Sport Edition

Ensaio Lexus CT200h Sport Edition

Em 1983, Eiji Toyoda desafiou os seus engenheiros a desenvolver o melhor carro de luxo do mundo, passados 6 anos o primeiro Lexus chegou com grande impacto. Atualmente com uma gama exclusivamente híbrida, chegou a hora de conduzir um dos Lexus mais desejados: O CT200h Sport Edition.

Inserido no segmento de compactos familiares, onde habita um vasto domínio por parte das premium alemãs, o CT200h sobressai devido à sua aparência excepcionalmente exclusiva, ao seu interior e qualidade de construção aprimorado, e claro, às baixas emissões, que garantem um IUC bastante baixo e um automóvel bem mais amigo do ambiente.

Performance

O propulsor do Lexus CT200h recorre ao motor de combustão a gasolina 1.8l de ciclo Atkinson acoplado a um motor elétrico de 82cv. O total da potência extraída é de 136 cv, ou seja, a mesma configuração utilizada no Toyota Auris HSD (clique para ver o ensaio). A caixa utilizada é a CVT de transmissão continua, com algumas melhorias por parte dos engenheiros Lexus. Os modos de condução são 4 e alternam entre: EV (totalmente elétrico com uma velocidade máxima de 50km/h e até distâncias de 2km), ECO, Normal e o Sport. O modo Sport é o da eleição de qualquer petrolhead, não só porque aumenta a correspondência do motor, mas também porque a direção fica mais pesada e direta.

Passeio e condução

O “pisar” é tipicamente premium e o comportamento do CT200h oferece tanto de dinâmica como de conforto. Num ambiente citadino, a ausência do pedal de embraiagem, a câmara traseira e o modo de condução EV tornam este carro bastante prático, mesmo para quem tem como quotidiano as filas de trânsito. Na estrada, circulamos com uma excelente insonorização a bordo, não existem grandes oscilações de carroceria e o chassi bem afinado dá conta de qualquer curva mais acentuada.

Interior e Equipamento

Todos os materiais que nos rodeiam a bordo do Lexus CT200h são de muito boa qualidade, a posição de condução é fácil de encontrar e os bancos em tecido/tahara abraçam-nos de maneira muito desportiva. O habitáculo oferece todo o conforto e espaço necessário a quatro adultos, porém a mala acaba por ser um pouco prejudicada pela presença das baterias, perdendo aqui para o seu primo Auris. O sistema de infotainment é composto por um ecrã de 7”, onde podemos controlar todas as funções básicas, definições do veículo, câmara traseira e até visualizar o grafismo do sistema híbrido. Apesar de todo o sistema ser bastante intuitivo, não senti o mesmo nos menus de GPS.

Exterior e Estilo

As linhas do Lexus CT200h têm um estilo exclusivamente nipónico, e uma das coisas que constatei durante a semana em que fui o seu dono, é que a cada dia que eu acordava de manha e olhava pela janela, ele estava cada vez mais cativante. Não sei se era graças à sua pintura Branco Pérola, aos seus pormenores (jantes de 17”, difusor traseiro, espelhos) em preto brilhante, aileron alongado, faróis traseiros tipicamente Lexus, enfim… Uma panóplia de detalhes marcantes e de olhares atraídos.

Preço

O preço da versão Sport Edition ensaiada cinge os 32.100€, uma proposta bastante aliciante no segmento de compactos premium. Trás todo o equipamento sem ter que recorrer a uma vasta lista de extras, que custam milhares de euros e também poupa a carteira na altura de o levar à revisão.

Opinião

No mercado de compactos premium, este é sem duvida o que ostenta maior exclusividade. A sua utilização em cidade é bastante prática e a relação equipamento/preço é das melhores. E por fim, tem a vantagem de ser um hibrido, que além de ter custos de manutenção muito mais acessíveis do que um diesel moderno, contribui imenso para a qualidade de vida e para o ambiente.

Ps: Desta vez não foi possível gravar qualquer registo em vídeo devido a um fim‑de‑semana com condições atmosféricas bastante adversas.
Em 1983, Eiji Toyoda desafiou os seus engenheiros a desenvolver o melhor carro de luxo do mundo, passados 6 anos o primeiro Lexus chegou com grande impacto. Atualmente com uma gama exclusivamente híbrida, chegou a hora de conduzir um dos Lexus mais desejados: O CT200h Sport Edition. Inserido no segmento…

Lexus CT200h Sport Edition

Motor - 7.3
Conforto - 8.1
Performance - 7.4
Equipamento - 7.9
Consumos - 7.2

7.6

Cor: Branco Pérola (Sport Edition) | Motor: 136cv | Caixa: CVT (Transmissão Variável) | Consumos: 5.3L/100km | Velocidade Máxima: 180km/h

User Rating: 4.3 ( 1 votes)
8

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

One comment

  1. Daniel Guerreiro

    Lexus é Lexus! Gostaria de ver outros ensaios desta marca. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *