Home / Sem categoria / Apresentação Novo Mazda 3

Apresentação Novo Mazda 3

Com a apresentação internacional a decorrer em Portugal, fomos convidados a conhecer o Novíssimo Mazda 3 em primeira mão.

Revelado no Salão de Los Angeles do ano passado, a quarta geração novo Mazda 3 chega até nós em dois formatos distintos: o jovem e desportivo hatback e o clássico sedan. A versão hatchback poderá ser vista por vós nos concessionários oficiais já a partir do próximo mês (Março), enquanto que a versão sedan apenas chegará em Junho.

Além da estética apurada, do interior aprimorado e de uma geração, outra das grandes novidades são as novas motorizações, uma diesel 1.8l e outra a gasolina 2.0, onde ambas poderão ser acopladas a uma caixa de seis velocidades manual ou automática. 

Responsável pela locomoção a gasolina está o novo SKYACTIV-G 2.0l de 122 cv às 6000 rpm e um binário de 213 Nm, que funciona juntamente com um sistema mild-hybrid de 24v (motor elétrico accionado por correia e um conjunto de baterias de 600 kJ), garantido sempre um ótimo comportamento em baixas rotações. É um motor muito suave e linear, com um som exterior interessante e muito agradável de conduzir, principalmente pelas estradas reviradas de Sintra, como eu tive oportunidade de o fazer. Entre a caixa manual e a automática, foi na excelente caixa manual onde mais senti a filosofia Jinba-Ittai (a famosa ligação entre o cavaleiro e o seu cavalo, ou neste caso, entre o homem e o seu automóvel), e possivelmente, seria essa a minha escolha caso estivesse comprador deste novo Mazda 3.

Do outro lado da moeda, temos também o novo 1.8 SKYACTIV-D que veio substituir o anterior bloco de 1.5l. Face à versão a gasolina, este bloco diesel debita menos alguns cavalos, contando “apenas” com 116 cv, mas com 270 Nm de binário a compensar. Os consumos saem beneficiados, como é claro, mas no que diz respeito às prestações dinâmicas, tanto o bloco diesel como o a gasolina oferecem números idênticos. Outra das grandes vantagens deste motor, é o facto de não necessitar de ADBLUE para cumprir as atuais normas EURO6d, graças ao fantástico trabalho dos engenheiros da Mazda.

Para mais tarde, fica a grande surpresa da Mazda que promete revolucionar por completo os motores de combustão a gasolina, o SKYACTIV-X. O truque deste bloco é o facto de utilizar a ignição por compressão (similar ao funcionamento de um diesel), que segundo a marca, irá representar uma enorme taxa de eficiência no que diz respeito aos consumos. Ou seja, a marca nipónica conseguiu juntar o melhor dos dois mundos, a suavidade de um bloco a gasolina com os consumos de um bloco diesel. Mal posso esperar para o poder experimentar!

Para último, fica o ponto menos positivo deste primeiro contacto. O preço! Tendo em conta toda a qualidade e trabalho executado neste Mazda 3 que o deixa num patamar premium, o preço é justo, mas face à concorrência… Os cerca de 26 mil euros pedidos pela versão Evolve SKYACTIV-G, ou os 30 mil euros da versão Evolve SKYACTIV-D, poderão ser um obstáculo. Nas versões mais equipadas a diesel o preço irá até aos 38 mil euros (cerca de 34 mil euros na versão a gasolina).

Para mais pormenores vamos esperar por um maior contacto com o automóvel para breve e desde já, fica o meu enorme agradecimento à Mazda Motor de Portugal pela oportunidade de estar presente num evento tão importado como este. A chegada de um novo universo Mazda!

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *