Home / Ensaios / Ensaio Alfa Romeo Stelvio First Edition Q4 280cv

Ensaio Alfa Romeo Stelvio First Edition Q4 280cv

Para afirmar a chegada de uma nova era, a Alfa Romeo decidiu apresentar não só o novo e espetacular Giulia, como também decidiu entrar no concorridissimo território dos SUV com a sua arma mais recente, o Stelvio.

Alfa Romeo Stelvio é o primeiro SUV na história da marca de Arese, cujo o seu nome deriva de uma das estradas de montanha mais famosas a norte de Itália chamada «Passo dello Stelvio». Com um nome destes no seu legado e recorrendo à plataforma Giorgio, a mesma do Giulia (clique para ler o ensaio ao Giulia), podemos deduzir desde já que não foram poupados esforços na criação desta obra-prima italiana e alguns dos rivais apontados têm nomes como Porsche Macan e Jaguar F-Pace.

Portanto, para conviver e usufruir de um dos mais fantásticos SUV provenientes de Itália, rumei a um dos melhores espaços que temos pelo nosso Alentejo, o Convento do Espinheiro, cuja sua constituição como convento remonta ao século XV. Nos dias de hoje, é um reconhecido Hotel de Luxo da região de Évora.

Ao passear pelos jardins deste fabuloso hotel, dei por mim a reverenciar não só a paisagem como cada linha deste automóvel. Foi o icónico design Alfa Romeo que serviu de inspiração e deu vida a um SUV absolutamente inédito. Como prova disso, chegaram os olhares de que “fui vitima”, mesmo com o Stelvio pintado num cinzento “banal”. Com uma abordagem ao design claramente “premium”, marcado por traços exclusivos e essenciais, há também uma clara herança da marca, como a famosa grelha de triângulo invertido orgulhosamente exibida na secção frontal. Na secção lateral e na traseira podemos denotar pormenores concebidos para realçar a aerodinâmica e sublinhar a performance.

Já a bordo do seu luxuoso interior, tudo é muito semelhante àquilo que pude encontrar no habitáculo do Giulia, embora com pequenas melhorias a nível da escolha de materiais, como por exemplo o revestimento da consola central onde ficam os comandos do sistema de infoinment e do seletor DNA. A posição de condução continua fantástica e amplamente regulável, embora no Stelvio os assentos sejam claramente virados para um maior conforto, não existindo tanto apoio lateral. Mesmo assim vão ficar surpreendidos sempre que optarem pelo uso do modo DYNAMIC e começarem a transformar as curvas mais exigentes em autenticas retas, onde a tração integral Q4 também ajuda e tem grande influência.

No que toca às quotas de espaço, a Alfa Romeo reformulou a arquitetura para algo simples, mas funcional, resultando num maior espaço para os joelhos na fila traseira, melhor acesso, e onde ao todo viajam quatro adultos com enorme conforto. A bagageira, com abertura elétrica, oferece 525l de capacidade, que ainda pode ser aumentada ao rebater os bancos.

Para ajudar a reescrever a história dos SUV, a Alfa Romeo apontou uma elevada fasquia no que diz respeito à tecnologia e segurança. Como tal, o Stelvio dispõe de uma série avançadas soluções como o Sistema de Travagem Integrado, Travagem de Emergência Autonoma com reconhecimento de peões e um veio de transmissão integralmente em fibra de carbono para fazer descer o peso e melhorar as prestações. Nem é preciso dizer que tudo isto lhe garante uma pontuação de 5 estrelas nos testes EuroNCAP com a percentagem de 97% na proteção de passageiros adultos, ou é?

Nesta versão First Edition, à semelhança da versão Veloce do Giulia, o bloco escolhido volta a ser o 2.0 turbo a gasolina, capaz de debitar 280cv e de locomover o Stelvio com maior folgo do que muitos «desportivos» propriamente ditos. Mesmo aliado a um formato SUV, com maior altura ao solo e um peso extra, a aceleração dos 0-100km/h cumpre-se em 5.7 segundos, exatamente o mesmo tempo que leva o novo Honda Civic Type R com 320cv. Genial, não é? Os consumos é que acabam por sair um bocado prejudicados com o computador de bordo a acusar consumos na ordem dos 13l/100km, mas graças a fantástica caixa automática de 8 velocidades, em estrada conseguimos fazer alguns consumos razoáveis.

Nos trajetos fora de estrada, o Stelvio também se mostra estar bastante à vontade, mas andar a “desbravar mato” com um automóvel cujo preço ronda os 65.000€, nesta versão, é sempre um bocado assustador. Para os que preferem as alternativas diesel, saibam que o preço deste SUV começa na casa dos 49.000€.

Se o Giulia já me tinha sussurrado ao ouvido que com ele se aproximava uma fantástica era para a Alfa Romeo, o Stelvio só me veio confirmar ainda mais que é absolutamente verdade. O design é indiscutível, as performances são deliciosas e a qualidade a bordo é algo que vai perturbar o sono dos alemães.

Para afirmar a chegada de uma nova era, a Alfa Romeo decidiu apresentar não só o novo e espetacular Giulia, como também decidiu entrar no concorridissimo território dos SUV com a sua arma mais recente, o Stelvio. Alfa Romeo Stelvio é o primeiro SUV na história da marca de Arese,…

Ensaio Alfa Romeo Stelvio First Edition Q4 280cv

Motor - 8.6
Performance - 9
Conforto - 8
Equipamento - 8.8
Consumos - 6.8
Opinião - 9
Preço - 7.4

8.2

Cor: Cinzento | Motor: 280cv | Caixa: Automática de 8 velocidades| Consumos: 13.2L/100km | Aceleração 0-100km/h: 5.7s | Velocidade Máxima: 230km/h

User Rating: 4.9 ( 1 votes)
8

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Check Also

Ensaio Lexus LC500h F Sport+

Lexus LC500h. Spoiler Alert: Este é, sem dúvida, o automóvel mais marcante que já tive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *