Home / Ensaios / Ensaio Fiat 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair

Ensaio Fiat 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair

O Fiat 124 Spider é o “italiano” que marca a minha estreia no universo Fiat, e posso desde já dizer que é uma verdadeira entrada com o pé direito.

Para fazer renascer o nome histórico 124 Spider, a Fiat decidiu não poupar esforços e recorreu à base nipónico Mazda MX-5, surgindo assim um roadster “nipo-italiano”, igualmente focado no prazer de condução mas com um novo espirito e filosofia, 50 anos depois!

No que diz respeito aos apontamentos estéticos, todo o exterior foi remodelado e a única coisa que o 124 Spider manteve igual ao MX-5 foi o a secção do para-brisas. Todas estas alterações garantiram-lhe um acréscimo de peso em 100kg e um aumento de 10 litros de capacidade da mala. O resultado final foi muito bem conseguido, ganhou-se um estilo mais sóbrio, e a minha secção favorita é a traseira que consegue ser bastante agressiva graças aos farolins e à dupla saída de escape.

Já no interior, visualmente não há muito que possa falar, visto que a maior diferença é o punho da alavanca de mudanças redesenhado e o símbolo FIAT no volante. Em termos de qualidade, senti um aprimorar neste 124 Spider, que passa a contar com algum revestimento em pele a bordo. De resto, tudo se manteve inalterado e com foco nas sensações emocionantes que se despertam ao conduzir um automóvel assim. Continuamos a ter presente extras como o fantástico sistema de som BOSE®, bancos aquecidos de três níveis, AC automático, sensores de luz e chuva, e até mesmo o sistema de infontainment está encontra-se completamente igual. 

Em termos dinâmicos, não encontrei tanta rebeldia como no Mazda MX-5 mas sim uma postura bem mais sóbria. O pisar deste Fiat 124 Spider é bastante firme e a disponibilidade do motor turbo garantem-lhe uma força em baixos/médios regimes sem igual, ótima para manter velocidades de cruzeiro naqueles longos passeios de fim‑de‑semana, e sem nos obrigar a recorrer tanto à caixa para efetuar algumas ultrapassagens pelo caminho. Costuma-se dizer que em equipa vencedora não se mexe, mas neste caso, a Fiat soube fazer as afinações corretas.

Tudo isto graças ao facto deste roadster recorrer a um bloco 1.4 Turbo de 140cv e com 240Nm de binário logo a partir das 2.250 RPM. A velocidade máxima estagna nos 215km/h e a aceleração dos 0-100km/h cumpre-se nuns frenéticos 7.5 segundos. Os consumos ao longo deste ensaio rondaram os 7l/100km mas em passeios mais descontraídos é fácil ver o computador de bordo mostrar-nos consumos pouco acima dos 5l.

Na minha opinião, a Fiat conseguiu fazer um excelente trabalho utilizando a base do japonês MX-5. O prazer de condução e a forma como este automóvel nos vicia é inacreditável e em alguns pontos até posso dizer que este italiano superou o pequeno Miata, embora as linhas KODO, as 7500 RPM e a forma como o MX-5 solta a traseira sejam praticamente insubstituíveis.

Os preços deste 124 Spider começam por volta dos 28.000€. No caso da versão ensaiada, a conta é de cerca de 36.000€. Se é totalmente necessário? Bem, tal como já referi anteriormente no ensaio ao MX-5, a versão “base” chega e sobra para fazer qualquer petrolhead feliz!

O Fiat 124 Spider é o “italiano” que marca a minha estreia no universo Fiat, e posso desde já dizer que é uma verdadeira entrada com o pé direito. Para fazer renascer o nome histórico 124 Spider, a Fiat decidiu não poupar esforços e recorreu à base nipónico Mazda MX-5,…

Ensaio Fiat 124 Spider LUSSO

Performance
Motor
Conforto
Equipamento
Consumos
Opinião
Preço

Cor: Branco | Motor: 140cv | Caixa: Manual 6 velocidades | Consumos: 7.1L/100km | Aceleração 0-100km/h: 7.5s | Velocidade Máxima: 215km/h

User Rating: Be the first one !
78

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *