Home / Ensaios / Ensaio Fiat Tipo SW S-Design 1.6 MultiJet

Ensaio Fiat Tipo SW S-Design 1.6 MultiJet

O Fiat Tipo SW é um familiar de sucesso, e é também um dos mais racionais que podemos encontrar, principalmente nesta versão S Design que lhe garante um aspeto mais desportivo.

Tal como tem sido comum na marca, o nome deste «Tipo» não foi escolhido ao acaso e carrega consigo alguma tradição, e este é sem dúvida um dos melhores automóveis que a Fiat nos pôde trazer ao longo dos últimos anos e como prova disso temos o seu sucesso de vendas. Na lista de ingredientes está o seu preço aliciante, espaço a bordo, uma lista de equipamento infindável, um comportamento que nunca desilude e um design admirável.

Esteticamente, é a versão «carrinha» que me chama mais a atenção, e nesta versão S-Design, os detalhes em preto brilhante como as barras de tejadilho, capas de espelho e grelha frontal, combinam na perfeição com a pintura exclusiva Cinzento Metropoli. As opcionais jantes de 18” de dois tons continuam a conjugação entre cinzento e preto, e os vidros fumados dão-lhe aquele toque ainda mais arrojado.

No interior, é também a versão «carrinha» que nos oferece um espaçoso habitáculo com uma ótima qualidade de montagem, com o tablier em cinzento com acabamentos em Piano Black. A posição de condução ideal é fácil de encontrar, e os bancos em tecido Airtex privilegiam o conforto de quem segue a bordo. As quotas de espaço a nível da capacidade da bagageira aponta para 550l antes de rebater os bancos. Já no que diz respeito a matéria de equipamento e tecnologia, é aqui que o tipo nos trás uma agradável surpresa. Desde o ar-condicionado automático, sistema UConnect, sensores de estacionamento traseiro, bluetooth, e se tudo isto não chegar ainda pode optar por incluir os pacotes Safety (cruise control adaptativo, limitador de velocidade e travagem automática de segurança) e Tech Lounge (câmara de estacionamento traseira, sensores de estacionamento e navegação).

Em termos de comportamento, o Fiat Tipo SW é um excelente estradista, assim como é bastante fácil de manobrar no meio urbano graças ao sistema CITY que alivia o peso da direção. Ou seja, tudo aquilo que se procura num automóvel de categoria familiar. O bloco diesel 1.6l Multijet é um motor suave e ganha pontos pela sua ótima disponibilidade, graças ao binário (320Nm) estar disponível logo às 1750 RPM, com a potência máxima a aparecer só às 3750 RPM. A aceleração dos 0-100km/h é também algo expedita e cumpre-se em pouco mais de 10 segundos. O consumo ao longo dos 400km de ensaio ficaram-se pelos 4.5l/100km.

Agora, vem a melhor parte: o preço! Alguém quer dar palpites antes de continuar a ler este parágrafo? Já os deram? Então preparem-se. O valor deste Fiat Tipo SW S-Desgin diesel ronda os… 26.000€! Sim, leram bem. Uma SW com motor diesel, do segmento C, praticamente full extras, com um design que fala por si. É ou não é uma das escolhas mais racionais que temos no nosso mercado?

O Fiat Tipo SW é um familiar de sucesso, e é também um dos mais racionais que podemos encontrar, principalmente nesta versão S Design que lhe garante um aspeto mais desportivo. Tal como tem sido comum na marca, o nome deste «Tipo» não foi escolhido ao acaso e carrega consigo…

Ensaio Fiat Tipo SW S-Design 1.6 MultiJet

Motor - 8
Performance - 7.2
Equipamento - 8
Conforto - 8.2
Consumos - 8.9
Opinião - 9.6
Preço - 8.5

8.3

Cor: Cinzento Metropoli | Motor: 120cv | Caixa: Manual 6 velocidades | Consumos: 4.6L/100km | Aceleração 0-100km/h: 10.1s | Velocidade Máxima: 200km/h

User Rating: 4.35 ( 2 votes)
8

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *