Home / Ensaios / Ensaio Hyundai i20 1.2 MPi

Ensaio Hyundai i20 1.2 MPi

O Hyundai i20 está de cara lavada, contando com uma atualização de meia idade. As principais novidades? Vamos descobrir.

Além de estar mais jovem, mais apelativo e mais tecnológico, uma das principais novidades é o facto da Hyundai ter optado por deixar de fora as motorizações diesel para o seu novo i20, depositando plena confiança na eficiência dos seus novos blocos a gasolina, assim como um preço bem mais acessível para os futuros clientes.

Em termos estéticos, as alterações foram cirúrgicas, contamos com novos para-choques que garantem uma maior eficiência aerodinâmica, jantes redesenhadas, uma nova assinatura LED na traseira e uma nova grelha frontal. Destaque também para as novas possibilidades de personalização (em 9 cores) no exterior.

Já no interior, a maior novidade é o ecrã de 7 polegadas e o seu novo sistema de conectividade. Além de ser possível consultar e fazer tudo aquilo que já sabemos, este ecrã permite também visualizar a câmara de visão traseira que vem de série em todos as versões e conectar o nosso smartphone através Apple CarPlay e o Android Auto. Mas a Hyundai também não descurou algumas opções de personalização, sendo possível escolher o pesponto dos bancos entre vermelho ou azul.

Mas mais importante ainda, na minha opinião, temos o Hyundai Smart Sense disponível logo desde a versão Comfort, que conta com os seguintes auxílios à condução: travagem autónoma de emergência, monitor de cansaço do condutor, assistente de máximos automáticos e alerta de saída da faixa de rodagem. De certeza que já ouviram falar de todas estas tecnologias, mas acreditem que não é assim tão comum num automóvel deste segmento cujo preço base ronda a casa dos 15.000€. A somar temos ainda vidros escurecidos, espelhos rebativeis eletricamente, sensores de luz e chuva, Start & Stop, ar condicionado automático, e por aí fora… Querem mais completo que isto?

Já no que diz respeito ao seu comportamento, a Hyundai optou por não fazer grandes alterações e apenas reviu o amortecimento da suspensão para maior conforto e a direção. Travagem, chassis e rigidez permanecem inalterados, mas se querem que vos diga, também não iríamos ganhar praticamente nada se existissem alterações. Porquê? Porque o comportamento do renovado i20 em estrada é notório. A facilidade com que abordamos curvas mais exigentes ou com que circulamos a velocidades fora da zona de conforto de outros automóveis deste segmento é de se lhe tirar o chapéu. Até posso dizer que toda a sensação de condução e segurança que este pequeno Hyundai pode transmitir-nos, remetem-nos para níveis próximos de segmentos acima. É um automóvel robusto, com um pisar incrível e uma qualidade de montagem espetacular, livre de quaisquer barulhos parasitas.

No que toca à motorização, o escolhido para este ensaio foi o bloco atmosférico 1.2 MPi de 84 cv, já que o turbo 1.0 T-GDi ainda vai demorar mais umas semanas a chegar até nós. Para vos ser sincero, senti falta de mais. Não porque este motor não consiga cumprir a sua tarefa (porque cumpre e muito bem!) mas porque o chassis deste i20 é tão bom que merece mais uns pós para que consigamos tirar partido do seu potencial. Os consumos registados ficaram pela casa dos 6l/100km, numa unidade que praticamente ainda se encontrava a fazer a rodagem. Nada mau!

Concluindo, o i20 surpreendeu em praticamente tudo e saiu vencedor naquilo que diz respeito à relação qualidade-preço. Pois embora existam propostas melhores a nível de acabamentos ou a nível de espaço a bordo, nenhuma delas vai custar numa versão full-extras os 19.300€ que pedem por um Hyundai i20 igualzinho ao “meu”. Dá que pensar não é? 

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *