Home / Sem categoria / Ensaio Tesla Model S 100d

Ensaio Tesla Model S 100d

O futuro tem nome e chama-se Tesla Model S.

A marca de Elon Musk está em constante evolução, principalmente no que diz respeito à condução autónoma. O mais acessível Model 3 também já chegou a Portugal e promete mudar por completo a industria automóvel, mas (ainda) não é por ele que aqui estou.

Finalmente tive a oportunidade de conduzir aquele que é considerado por muitos o automóvel elétrico mais avançado da indústria, o Tesla Model S equipado com a bateria de 100kWh, o que significa que já é possível percorrer mais de 400 km sem qualquer ansiedade de autonomia (594 km segundo o ciclo NEDC). Infelizmente este não é o modelo Performance (S P100d), capaz de nos disparar (literalmente!) para os 100km/h em cerca de 2,5 segundos, mas ainda assim, nesta versão, conseguimos uns interessantes 4,3 segundos, capaz de envergonhar muitos dos desportivos que nos fazem sonhar.

No que diz respeito a matérias de design, este Model S foi recentemente alvo de um restyle que lhe garante um ar mais sóbrio, dinâmico e moderno. Pormenores como as pegas das portas escondidas, janelas sem moldura, detalhes cromados juntamente com o aspeto robusto e musculado confirmam que estamos perante um automóvel de luxo.

Já no seu interior, tudo é bem mais simples e sofisticado ao mesmo tempo. Apenas existem 2 botões físicos, um para acionar os “quatro piscas” e o outro para abrir o porta-luvas. Todo o restante é controlado pelo enorme touchscreen a meio da consola central. Desde o acendimento das luzes, à altura da suspensão, à resposta do acelerador, peso da direção, existindo ainda algumas pequenas graças para nos manterem entretidos enquanto o Tesla assume de forma 100% autónoma a condução em modo AutoPilot. Outro fator bastante interessante é o facto deste automóvel se encontrar pernamentente ligado à internet, o que permite receber constantes atualizações, navegar na internet e até aceder ao Spotify Premium de forma gratuita, como de um smartphone moderno se tratasse.

Mas vamos ao mais importante. Como é que é conviver com um automóvel elétrico como este Tesla Model S, principalmente sendo um petrolhead. Na minha opinião, é fantástico. Principalmente se tivermos todas as condições necessárias reunidas, como uma garagem onde possamos deixar o automóvel a carregar durante o período noturno e de preferencia com uma Tesla Wall Box, caso contrário, numa tomada convencional, cada hora de carregamento irá garantir sensivelmente 11 km de autonomia. De outra forma, recorrendo aos PCR (posto de carregamento rápido) e aos Tesla Supercharger, será cobrado um valor por kW bem superior ao que iríamos pagar face ao preço do kW doméstico. E conduzi-lo, como é? Bem… não temos um som de um V8 que nos incentiva a sair de casa logo pela manhã, mas as filas de trânsito vão passar a ser bem mais descontraídas com o Model S a tomar conta de nós de forma totalmente autónoma, o que nos permite focar noutros assuntos além do trânsito. Assim que o trânsito acabar, é só esmagar o acelerador e tirar partido dos 423 cv e 660 Nm instantâneos. Mas com bastante cuidado, pois facilmente se atingem velocidades acima dos limites legais e como o silêncio e conforto reinam a bordo deste interior, quando damos conta da velocidade a que circulamos, já estamos a ser fotografados pelos radares…

Resumindo, mais do que um ótimo automóvel de luxo, o Tesla Model S é, na minha opinião, o elétrico mais avançado do mundo com uma capacidade condução autónoma inigualável. Infelizmente não está ao alcance de todas as carteiras devido aos 115 mil euros pedidos por esta versão, mas com a chegada do seu irmão mais novo Model 3, em breve será mais fácil sonhar com “este” futuro.

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *