Home / Ideas / Mitos ao volante: Revelados!

Mitos ao volante: Revelados!

Todos nós já ouvimos falar em muitos mitos ao volante, alguns deles até chegaram a ser credíveis para nós. Hoje vamos revelar aos condutores o que podemos ou não fazer ao volante.

Mito nº1: Deslocar-se no veículo em ponto morto quando poupa combustível.

Há muitos condutores que têm por hábito de colocar o automóvel em ponto morto principalmente em descidas, alegando que poupa combustível. Além de consumir mais do que circular com o carro engatado e sem existir aceleração, é também uma prática insegura que diminui a tração.

Mito nº2: É proibido conduzir de chinelos ou descalço.

Não há qualquer lei no Código da Estrada que nos impeça de conduzir descalços ou de chinelos, apenas existe uma referência escrita que visa o aconselhamento de utilização de calçado confortável e adequado para viagens. No entanto, se a causa de um acidente que possa ocorrer tenha derivado de uma condução praticada descalçado ou com calçado desconfortável, o infrator pode pagar uma multa de 60 a 300 euros.

Mito nº3: É proibido conduzir de tronco nu.

Não existe nenhuma regra no Código da Estrada referente ao tipo de roupa a ser usada. Contudo, no que diz respeito aos motociclos existem regras de segurança a ser cumpridas.

Mito nº4: Durante o teste de alcoolémia deve-se mascar tabaco, pastilhas, colocar alguma peça de metal na boca ou fazer pouca pressão no sopro para que o resultado seja alterado.

Esqueçam, não funciona e pode agravar a situação de quem o fizer por não cooperar com as autoridades.

Mito nº5: Circular de janelas abertas consome menos do que circular com o ar condicionado ligado.

Num pequeno trajeto de cidade onde circulamos a velocidades inferiores a 70km/h o consumo de combustível é de facto menor ao circular de janelas abertas, mas em estrada o caso muda de figura, a velocidades superiores aos 80km/h, ao circular de janelas abertas além de influenciar o consumo também é bastante desconfortável, sendo mais económico desfrutar de uma viagem com o ar-condicionado ligado.

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *