Home / Ensaios / Ensaio Nissan X-Trail dCi 4×2 Tekna

Ensaio Nissan X-Trail dCi 4×2 Tekna

(Quase!) Tão atraente e aventureiro como o bem-sucedido Qashqai, ao ponto de chegar a ser confundido por onde passa, o Nissan X-Trail apresenta-se no segmento dos familiares de 7 lugares como um dos automóveis mais bem conseguidos da marca nipónica.

Os propósitos desta terceira geração foram todos muito bem pensados pela equipa de engenheiros da Nissan e o resultado está à vista. Uma estética robusta, com linhas bem definidas mas mantendo uma certa elegância que faz com que o público feminino seja também um público-alvo, principalmente se tiverem uma família numerosa.

A frente é muito semelhante à do Qashqai onde a única diferença que salta à vista é a sua assinatura luminosa diferente, enquanto na traseira a Nissan optou por dar uns cortes mais “softs” com uns farolins ligeiramente cromados no interior. Toda a carroceria assenta numas lindas jantes de 19” com um “calçado” misto, ideal para aqueles atalhos fora do alcatrão.

Já no interior, só conseguimos distinguir o X-Trail devido ao seu imenso espaço, e ausência das luzes de cortesia cor-de-laranjas que envolvem a manete das mudanças presente no Qashqai, de resto, trata-se de uma autêntica cópia do tablier. O que não é de todo um ponto negativo, visto que existe uma melhoria significativa na qualidade dos materiais, embora ainda predominem alguns plásticos rígidos pouco agradáveis. Em termos de habitabilidade, o espaço é amplificado pela presença de um enorme teto de abrir panorâmico melhorar, e de forma a melhorar a visibilidade de todos os ocupantes a bordo, a posição dos assentos é elevada, tal como se espera num automóvel deste segmento, sendo os últimos dois lugares recomendados aos mais pequenos.

Em relação ao sistema de infotainment, o X-Trail recebe toda a tecnologia disponível na Nissan e o no seu ecrã tátil encontramos mapas de navegação 3D, acesso a apps e sistema de câmaras 360º que facilita bastante a vida num automóvel destas dimensões. Ainda temos direito a ar-condicionado é automático bi-zona e bancos aquecidos.

Quanto a motorizações, o nosso X-Trail é locomovido pelo fantástico bloco 1.6 DCi de 130cv que podem conhecer também no ensaio ao novo Renault Mégane. O binário é abundante, os consumos são ridículos (no bom sentido, é claro) e a resposta do acelerador mesmo a puxar cerca de 1600kg de peso, cumpre os 0-100km/h em 10.5s, mas… Talvez com 7 pessoas a bordo a situação possa mudar um «pouco» de figura.

O Nissan X-Trail está disponível no formato de tracção às duas (versão ensaiada) e às quatro rodas. Os preços iniciam na casa dos 30.000€ e vão até 42.050€, dependendo do equipamento e motorizações. Já o veredicto… É tão bom que depois de mostrar o automóvel a uma pessoa do meu grupo de amigos, ele acabou por adquirir um novo X-Trail para a sua numerosa família. Portanto, tirem as vossas conclusões e deixem o vosso comentário.

(Quase!) Tão atraente e aventureiro como o bem-sucedido Qashqai, ao ponto de chegar a ser confundido por onde passa, o Nissan X-Trail apresenta-se no segmento dos familiares de 7 lugares como um dos automóveis mais bem conseguidos da marca nipónica. Os propósitos desta terceira geração foram todos muito bem pensados…

Nissan X-Trail dCi 4x2 Tekna

Motor - 7.9
Conforto - 8.5
Performance - 7
Equipamento - 8.3
Consumos - 7.7

7.9

Cor: MEDITERRANEAN BLUE | Motor: 130cv | Caixa: Manual de 6 Velocidades | Consumos: 5.9L/100km | Velocidade Máxima: 188km/h

User Rating: Be the first one !
8

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *