Home / Ensaios / Ensaio Volvo XC90 Momentum D5 AWD

Ensaio Volvo XC90 Momentum D5 AWD

Luxo, conforto e segurança são alguns dos adjetivos que podemos dar ao novo Volvo XC90. No entanto há muito mais para descobrir sobre o consagrado “Automóvel mais seguro de 2015 pela NCAP”.

Graças à marca Sueca, o mundo automóvel já ganhou muito mais do que o famoso cinto de segurança de três pontos (sabiam que tinha sido a Volvo a inventar o cinto que todos nós usamos no dia-a-dia não sabiam?). Pois ao contrário do que ainda podem pensar, a grande preocupação da Volvo já não é apenas minimizar os danos causados num acidente, mas sim conseguir evitá-lo. E para isso é preciso tecnologia de ponta… mas já lá vamos!

Performance

Para locomover este autêntico avião de 5 metros de comprimento e 2 toneladas de peso, a Volvo recorreu à sua nova gama de motores Drive-E, que se destacam pela sua grande eficiência e alta performance. O meu escolhido foi o bloco 2.0 diesel denominado D5, cuja sua entrega de potência chega aos 225 cv, embora o mais interessante seja o binário de 470 Nm. A aceleração dos 0-100km/h acontece nuns escassos 7,8 segundos e foi por pouco que não arranquei o alcatrão da estrada. Graças às maravilhas da caixa Geartronic de 8 velocidades, os consumos até parecem magia. Num plano estradista, o computador de bordo chegou a mostrar números abaixo dos 6,5l/100km, embora o meio urbano não perdoe o seu peso, e o consumo médio ronde o número 9l/100km.

Passeio e Condução

Podia começar por dizer que chegou a hora de dar à chave, mas esta assume a forma de um pequeno cartão bastante discreto, que basta estar no bolso para destrancar o XC90 e prosseguir viagem, mas antes vou colocar o cinto de segurança ou o travão automático não me deixa arrancar. Após avançar os primeiros metros, noto que no próprio para-brisas está projetado um Head-Up Display colorido, onde podemos visualizar tudo, sem tirar os olhos da estrada. Com a sensação de estar num avião de caça, ainda procurei um certo manipulo para disparar uns rockets aos “tais” que circulam sempre na faixa do meio, mas não foi preciso, pois sempre que olhavam para o espelho retrovisor, abriam caminho. Como é bom ter um automóvel que mete respeito…
Mas… é certo e sabido que a perfeição não existe. Por isso, tentado a descobrir se havia algum ponto menos bom onde pudesse pegar, arranquei direito à Serra da Arrábida para umas quantas curvas, contra-curvas. Graças à tração integral, não foi tarefa fácil provocar o Volvo. As curvas eram sempre contrariadas da melhor maneira, embora tenha ficado com a ideia de que se esta versão viesse equipada com o opcional de suspensão a ar, as coisas poderiam ter ficado mais engraçadas.

Interior e Equipamento

Painel de instrumentos totalmente digital com vários temas à escolha, banco com ajustes, regulação lombar e memória automáticos, TouchScreen que funciona como um tablet, câmara com visão 360º para as manobras mais difíceis, estacionamento e saída automático, teto panorâmico de abrir enorme, 7 lugares, luz ambiente colorida, mala com abertura e fecho automático… Impressionados? Então, é só para vos dizer que o novo XC90 também “conduz sozinho”. É verdade, basta ter um automóvel à nossa frente e circular a uma velocidade de até 50km/h para este luxuoso SUV nos levar até onde nós queremos. Depois de uma vasta lista de equipamento para uma versão que nem sequer é a topo de gama, escusado será dizer que todo o interior é decorado com materiais de excelente qualidade e com espaço a bordo que sobra para toda a família e os filhos ainda podem levar os amigos.

Exterior e Estilo

Não sendo tarefa fácil embelezar um SUV com as dimensões do XC90, a Volvo conseguiu superar todas as expetativas. O XC90 é robusto e belo apreciado de qualquer perspetiva, mas é no seu pará-choques frontal que encontro os seus pormenores mais cativantes. Faróis Full LED com a forma que a marca designa de “Martelo de Thor” (“T” deitado), emblema da marca que alberga uma das 4 câmaras 360º, faróis de nevoeiro em LED e tantos outros pormenores que só se encontram num automóvel de luxo assim (vejam as fotografias). Jantes de 20”, barras de tejadilho e todos os puxadores das portas iluminados, são mais alguns uns dos pormenores. Melhor que isto só mesmo um XC90 preparado pela Polestar, que eu prometo estar para breve!

Preço

Como é habitual da gama Volvo, a relação de qualidade/preço é um dos pontos mais fortes. A versão ensaiada, mesmo não sendo a topo de gama vem com uma vasta lista de equipamento, recheada de opcionais, uma motorização que envergonha em auto-estrada uma boa quantidade de automóveis com metade do peso, e ainda consegue levar 7 pessoas a bordo com máximo conforto e sem faltar espaço. Aposto que as vossas contas já ultrapassaram e bem a barreira dos 100.000€. Preparados? O preço deste avião aterra na casa dos 92.000€.

Opinião

Depois de todas as sensações despertadas e de todo o «status» sentido, o Volvo XC90 tinha lugar garantido na minha garagem. Guiar um Volvo não é algo que se possa imaginar ou idealizar, apenas sentir. Embora esta já não tenha sido a minha primeira vez ao volante de um Volvo, agora tenho todas as certezas que muito menos será a última. Querem um XC90 D5 AWD by Polestar da próxima vez?

Luxo, conforto e segurança são alguns dos adjetivos que podemos dar ao novo Volvo XC90. No entanto há muito mais para descobrir sobre o consagrado “Automóvel mais seguro de 2015 pela NCAP". Graças à marca Sueca, o mundo automóvel já ganhou muito mais do que o famoso cinto de segurança…

Volvo XC90 D5 AWD Momentum

Motor - 9.1
Conforto - 9.3
Performance - 8.6
Equipamento - 9.2
Consumos - 8

8.8

Cor: Cinza escuro metalizado | Motor: 225cv | Caixa: Geartronic de 8 velocidades | Consumos: 10L/100km | Velocidade Máxima: 235km/h

User Rating: Be the first one !
9

About Marco C.

O Marco é um entusiasta automóvel e cresceu rodeado de "Leões". Ainda mal conseguia pronunciar a palavra gasolina e já era um apaixonado por automóveis. Hoje em dia anseia por mostrar a sua garra na "selva" do mundo automóvel e conduzir a sua paixão o mais longe possível.

2 comments

  1. Mais um excelente trabalho e sem duvida um fantastico automóvel 🙂
    Parabens
    Grande Abraço

  2. não há alemães que valham.
    bom ensaio e excelente automóvel, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *